terça-feira, 30 de junho de 2015

Apesar de muito tempo sem postar no blog, as receitas andam acontecendo por aqui num ritmo mais lento - muita coisa nova no cenário, inclusive uma adorável criaturinha com 6 semanas de vida que anda me enchendo (de ocupação e de alegria) os dias - e as noites também...
Uma prima querida me prestou uma ajuda inestimável há cerca de uma semana e eu faria qualquer coisa para agradá-la. Foi sugestão dela mesma que eu tentasse reproduzir o Banana Pudding da Magnolia Bakery, de NYC. Quando fui buscar na internet a receita, vi que ela merece adjetivos no superlativo do tipo "melhor sobremesa da minha vida" e não tive dúvidas de que precisaria pelo menos tentar reproduzir.
Duas dificuldades: o biscoito Nabisco Nilla Waffers (que as autoras do livro onde foi publicada a receita aconselhavam explicitamente não substituir) e o pudim instantâneo Jell-O, que não temos no Brasil (ele não precisa de calor para engrossar). Passei alguns dias pesquisando e vi que o biscoito Champagne é o que temos de mais próximo aos Nilla Waffers (apesar de parecer substancialmente diferente). Em relação ao pudim, a coisa ficou mais complicada: não adiantaria apenas substituir, pois, sem cozimento, os pós para pudim que temos no Brasil não serviriam para engrossar a mistura. Eu decidi então que tentaria com diversos espessantes e a primeira dessas tentativas foi adaptando a nossa mistura para pudim à receita original (ou seja, cozinhando-a na água antes de incorporar e bater o leite condensado).

Assim sendo, minha receita adaptada foi a que transcrevo abaixo (a original está no site Aprendiz de Viajante). As quantidades que fiz e que estão dispostas abaixo correspondem a meia receita - e rendeu muito!

Pudim de Banana inspirado no estilo Magnolia Bakery

Meia lata de leite condensado
3/4 de xícara de água
Meia embalagem de pó para pudim sabor baunilha
400g de creme de leite fresco (o mais encorpado possível)
Uma caixa de biscoito champagne
4 bananas grandes maduras picadas (usei prata, mas acho que d'água ficaria melhor)

Modo de fazer; dissolva o pudim na água e leve ao fogo baixo; cozinhe mexendo até engrossar. Retire do fogo e bata na batedeira com o leite condensado por cerca de 2 minutos. Coloque num refratário e leve à geladeira para esfriar e engrossar por 3 a 4 horas (não encurte esse tempo). Após, bata o creme de leite bem gelado na batedeira por 2 minutos. Incorpore delicadamente a mistura para pudim, mexendo suavemente até ficar bem homogêneo.
Num refratário alto, coloque 1/3 dos biscoitos, cubra com 1/3 das bananas e 1/3 do creme. Repita as camadas até acabar os ingredientes. Leve à geladeira (não use congelador) por 4 a 8 horas antes de servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário