sábado, 4 de julho de 2015

Receita de Picadinho e algumas coisas interessantes

Ontem eu tive a ideia de fazer um picadinho para o almoço - queria algo que pudesse ser deixado preparado com antecedência e que eu pudesse reaquecer sem alterar o sabor e a textura. Depois de ver algumas receitas na internet, adaptei para o que eu tinha em casa e o resultado foi bom.
Fiz assim:
Picadinho de carne
500g filé mignon, 3 colheres (sopa - cheias) de manteiga, sal a gosto, 1 colher (sopa) de mostarda, 2 colheres (sopa) de extrato de tomate, 2 colheres (chá) de molho inglês, 1 xícara de vinho tinto, uma cebola pequena picada.
Derreti 2 colheres e meia de manteiga numa panela e acrescentei a carne em fogo alto (para selar). Temperei com sal, molho inglês e a mostarda. Quando o caldo da carne estava quase todo seco, acrescentei o extrato de tomate e depois o vinho tinto (3/4 de xícara). Deixei reduzir em fogo baixo até ficar mais espesso. À parte, levei a cebola picada ao fogo com a manteiga derretida e, quando começou a murchar, acrescentei o restante do vinho (1/4 de xícara). Deixei ferver até secar um pouco e então juntei à panela da carne. Servi com arroz, feijão, farofa e banana à milanesa. Acho que batata ou baroa chips (ou mesmo aipim) seriam bons complementos também. Pimenta-do-reino e louro também podem ser boas ideias para temperar o prato, assim como salpicar salsinha por cima.
Achei na internet dois bons sites de receitas: o Brown Eyed Baker, da Nicole (que além de receitas, tece breves comentários sobre a vida cotitiana) e o I Could Kill For Dessert, de uma brasileira, com fotos lindas e receitas aparentemente de fácil execução (quero testar alguma ainda durante o final de semana). 
Descobri ainda o autor de uma música de que gosto muito: Brave, de Josh Groban - pelo currículo do rapaz no Wikipedia, acho que vou gostar de outras músicas dele também.
Para terminar, vi uma receita de brownie (mais uma!) aclamada como "sensacional" e até "perigosa para se ter por perto" por várias pessoas - preciso experimentar com certa urgência :-)

'Whatever Floats your Boat Brownies'
Rendimento: 16 unidades 
1/2 xícara de manteiga derretida
1/2 xícara de cacau sem açúcar
1 xícara de açúcar
2 ovos
2 colheres de chá de baunilha
1/2 xícara de farinha
1/4 colher de chá de sal

Opcionais:
1 -2 copos de chocolate (meio amargo, branco, caramelo, manteiga de amendoim)
1 xícara de passas 
1 -2 copos cereja maraschino picado
1 -2 copos de nozes picadas
1 -2 copos M & M ' (eu não colocaria)
1 -2 copos pedaços de Reese
1 -2 copos marshmallow em miniatura

INSTRUÇÕES
Preaqueça o forno a 350 ° F. Unte uma forma quadrada de 8 polegadas ou forre com papel alumínio.
Em uma tigela média misture a manteiga derretida e cacau e mexa até que o cacau esteja dissolvido.
Adicione o açúcar e misture bem. Adicione os ovos um de cada vez e mexa até ficar bem combinado.
Mexer em baunilha, a farinha e o sal até que fique homogêneo (não mexa demais).
Espalhe na forma e leve ao forno por aproximadamente 25 minutos.
Não exagere no tempo de forno - seus brownies sairão secos. Ajuste tempo / temperatura em conformidade para seu forno. Se você fizer o teste de faca / palito, ele deve sair com migalhas úmidas.
Esfriar completamente antes de cortar em quadrados.
Para dobrar a receita, asse em forma 9x12 e adicione 5 minutos para o tempo de cozedura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário